1. CPqD Alcance

É um aplicativo que facilita o acesso de deficientes visuais à Internet é o brasileiro CPqD Alcance. Ele conta com narração automática da tela e auxílio na maioria das funções do smartphone, como fazer ligações, checar a porcentagem da bateria, acessar contatos, SMS e arquivos. O interessante é que não há necessidade de cadastro para usar o aplicativo, uma vez que ele mesmo se transforma na interface do celular. E nesse site https://www.cpqd.com.br/cpqd-alcance/ é possível se informar melhor e fazer o seu download.
2. Be my Eyes

Be My Eyes foi criado para ajudar pessoas cegas ou com visão limitada. É um dos aplicativos para deficientes visuais mais famosos da Internet. Funciona como uma rede de apoio entre pessoas que enxergam e deficientes visuais, promovendo videochamadas para que um usuário com visão perfeita descreva a um cego um objeto apresentado. Eo link que auxilia na instalação e oferece seu download é https://www.bemyeyes.com/language/portuguese-brazil.
3. Virtual Vision

Criado em 1998 pela empresa Brasileira Micropower, o Virtual Vision, atualmente na versão 10, é o único leitor de tela totalmente desenvolvido no Brasil. Esse leitor tupiniquim roda em ambiente Windows e é capaz de interagir com os principais programas normalmente utilizados em um computador, reconhecendo assim Word, Excel, Internet Explorer, Outlook, Skype, entre outros. seu link onde auxilia no download e traz suas informações é https://www.virtualvision.com.br/.
4. NVDA

O NVDA é um leitor de tela gratuito e de código aberto, ou seja, é um software totalmente livre de custos, indo na contramão do JAWS e Virtual Vision, onde o valor da licença é inacessível à grande parte do público alvo. Uma característica que garante um grande diferencial ao leitor de tela NVDA é o fato dele não precisar ser instalado no sistema, podendo ser levado em um pendrive, CD ou qualquer outro disco removível. E seu link para download e informações é https://www.nvaccess.org/download/.